Palavra de Consultora: dicas para a sua Pós Graduação!

Hoje, finalmente dou o GRITO DE LIBERDADE!
Estou PÓS-Graduada! Uhuu
Pensei que teria que esperar mais algumas décadas para receber a nota final da minha Monografia, mas hoje, Segunda-Feira, 21 de Setembro... saiu minha nota A... de Aprovada! Aeeeee! :)


Aproveitando a deixa pro assunto, e que também trabalho na área de Recursos Humanos, e a-do-ro falar sobre CARREIRAS (minha profissão, minha paixão), resolvi criar a tag: Palavra de Consultora.
Com esta tag tentarei abordar alguns dos mais comuns temas de RH, mas com uma linguagem simples e objetiva.

Então vamos começar com dicas para as pessoas que estão pensando em ingressar na Pós Graduação num período de curto-médio prazo:


- Quando estiver no processo de escolha pela melhor Instituição, se desapegue um pouco de nomes bem conceituados como GV, IBMEC, FIA e demais.
Estas instituições de ensino realmente tem nome, mas de repente, pode ser que não tenham o conteúdo que você busca no devido curso.
O ranking de melhores Pós-Graduações é feito pelo curso, e não pelo nome!

- Ainda na escolha, procure comparar 2 grades curriculares do curso que você deseja fazer.
Hoje em dia existem muitas Instituições com nome de cursos semelhantes, mas com a grade de disciplinas completamente diferentes.

- É importante estar consciente de seu perfil X curso escolhido.
Não adianta você ser recém-formado, com pouca quase nula experiência em estágios e escolher um MBA.
Além de perda de tempo, será totalmente desmotivador ver que o perfil do público é de Seniores, Coordenadores enquanto você é um humilde Trainee.
Seja coerente, se ainda não possuir uma experiência considerável, procure cursos de especialização que também são reconhecidos como Pós Graduação.

- Quando você ouvir seus amigos dizerem que Pós é bem mais legal que a faculdade, ACREDITE É - mas, para quem realmente está afim de dominar o assunto do curso, ficar especialista... literalmente, as matérias são específicas, ou seja... você estuda o que realmente te interessa.

- As provinhas de múltipla escolha simplesmente não fazem parte da metodologia de avaliação dos professores da Pós.
SE você tiver provas, com certeza será na base da dissertação (tipo obra) e haja caneta e papel para escrever. Você sai praticamente um escritor do curso, juro!

- Dê atenção para os trabalhinhos, pois de trabalhinho em trabalhinho que você vê o conceito ser aplicado, se você deixar pros outros fazerem... quando for ver, não aprendeu nada na famosa "prática" que você tanto espera do curso.

- Faltar na Pós é só para os fracos!
Pensa que se você faltar, você perderá mais ou menos 30% da disciplina.
A dinâmica é intensa!

- Tente ler ao menos 1 case da disciplina; os professores dão uns 500 cases de uma vez só... portanto, vai ser fácil você escolher um.
E por incrível que pareça, é muito interessante ler sobre a empresa dos outros, e a partir daí ver que nem toda BIG é realmente BIG!

- Professor não é mais professor e sim um FACILITADOR do tema que vocês discutirão em aula, ele ensinará o básico, o desenvolvimento faz parte de suas experiências profissionais.

- Comece a cogitar a idéia de escrever artigos, pois sem querer-querendo a Pós pode despertar o seu lado acadêmico.
Dependendo da área escolhida, existem associações que que avaliam Monografias para virarem ARTIGOS.
Um exemplo é a ANPAD - Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração

- E por mim, e acho que uma das dicas mais importantes... CONSTRUA UMA NETWORK!
Mas uma network que seja potencial networkING, se é que você me entende.
Pois nada adianta trocar emails com pessoas bonitas e cheirosas que no futuro mal se lembrarão de você. NÃO. O conceito de rede de contatos na Pós é levado muito a sério, se você tiver cartão distrubua pela classe a fora, e principalmente entre os professores; se não tiver, crie um - ou copie o email de todos os colegas, quando você menos esperar... vai precisar de algum favor de seus novos contatos.



Hoje digo que tudo isso são dicas, mas que na verdade-verdadeira foram aprendizados que tive em 1 ano e meio de aulas, 2x por semana, com a média 7 e podendo ter apenas 25% de falta em cada disciplina.
Ou seja... acho que valem a pena!

Espero que tenham gostado, e pra quem tiver "dúvidas-além" deixa um comentário, que eu responderei com maior prazer!

Beijo.

2 comentários:

Anônimo disse...

E ae Re!

Importantissima a sua postagem! .. Pra mim q estou me formando eh bom ter uns toques dessa natureza.

Parabens! pelo texto e pela sua Pos graducao! .. muito sucesso!

bjs!

Daniel Shimizu

minhacasaeumaviagem.blogspot.com disse...

Eu quero fazer uma pós. Só não me decidi ainda :) rs...
Tenho que buscar mais informações sobre o assunto!
bjokas

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails